segunda-feira, 29 de maio de 2023

A SEDE DO MUNICÍPIO - Vegetação

 


Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas. (FONTE: EscolaKids)

VEGETAÇÃO DO DISTRITO-SEDE
Por conta da proximidade da faixa litorânea entre os distritos, a vegetação são semelhantes.

  • VEGETAÇÃO DE VÁRZEA:

Vegetação de Várzea

Apresenta estrato arbóreo e está presente em planícies fluviais e lacustres (margens de rios, lagoas, riachos ou por extensas várzeas). Ex: Carnaúba (Corpernicia prunífera).


  • VEGETAÇÃO AQUÁTICA:

Vegetação Aquática

Estão representadas por três comunidades: Emergentes (ocorrem nas margens dos rios e lagoas e nas areias encharcadas. Ex: “junco” e o “periperi”), Flutuantes (Ocorrem nas partes mais calmas das águas, como nas margens) e as emersas.


  • CAATINGA:

Caatinga

É encontrada nas zonas de Depressão Sertaneja onde há grandes variações litológicas e edáficas, solos rasos e pedregosos com grande frequência de afloramentos rochosos, irregularidades pluviométricas e altas taxas de evapotranspiração. Podem ocorrer também a partir da superfície de Tabuleiros estendendo-se na direção da linha de costa através dos campos de dunas e nas proximidades de planícies fluviais onde são chamadas de caatinga litorânea.




Floresta Perenifólia Paludosa Marítima de Mangue

È encontrada nas zonas onde há a junção de água doce e salgada, ou seja, onde a maré adentra no continente pelos rios, formando um ambiente florestal, de porte arbóreo. Possui muitos indivíduos, mas a diversidade de espécies vegetais é pequena.